Tecnoset - Suporte

Desafios de gestão de TI: saiba aqui os principais e como planejar ações durante o ano

A velocidade das inovações e atualizações na área de tecnologia, aliadas à acirrada competitividade do setor, fazem com que os desafios da gestão de TI sejam altamente complexos. Assim, torna-se fundamental a sua superação, sob pena de barrar o crescimento dos negócios.

Tal cenário gera a necessidade de identificar quais são essas dificuldades, a fim de desenvolver e implementar estratégias pertinentes, buscando conhecimentos capazes de agregar novas propostas e ideias.

Pensando nisso, abordamos, ao longo deste artigo, alguns dos desafios que a gestão de TI mais enfrenta nas organizações e como planejar sua resolução. Boa leitura!

Quais são os principais desafios enfrentados pela gestão de TI?

As inovações digitais, além de tornar os negócios mais conectados, elevam sua mobilidade e possibilidade de disponibilizar produtos e/ou serviços de alto valor para os seus clientes. Todavia, para a gestão de TI, a criação de ambientes digitais altamente confiáveis e seguros é um dos maiores desafios da atualidade. Entre os demais, destacam-se:

Acompanhar as tendências

Tanto os gerentes quanto os demais membros da equipe esperam que a gestão de TI acompanhe a evolução dos métodos de trabalho e das tendências tecnológicas, a fim de aproveitar melhor todos os recursos atualmente disponíveis.

Atender tamanhas expectativas é um enorme desafio para os gestores, que precisam conhecer (e, também, aplicar) tecnologias como learning machine, inteligência artificial (IA), data mining, big data, cloud computing e outras.

Garantir a segurança da informação

Com a elevação das ameaças digitais, é crucial que a gestão de TI tenha condições de desenvolver processos que garantam a segurança e a integridade da empresa, sobretudo em situações de crise.

Estar alinhada com as necessidades do negócio

O departamento de TI, quando não está devidamente alinhado com as necessidades do negócio, pode provocar impactos consideráveis nas receitas, com o cancelamento de iniciativas e projetos que poderiam gerar serviços funcionais e novos negócios.

O que fazer para superar esses desafios?

Além da busca por soluções em transmissão, acesso, armazenamento e produção de informações, a gestão de TI deve operar na pesquisa por novos métodos de utilização e análise da grande quantidade de dados produzidos diariamente, visando ser um recurso estratégico para o desenvolvimento da empresa.

Antecipe os problemas

Para antecipar os problemas, é necessário tornar a gestão de TI proativa e reduzir o impacto dos danos causados por ataques cibernéticos, problemas com servidores, falhas de conexão e erros humanos.

Sendo assim, é altamente recomendável contar com sistemas voltados ao monitoramento de aplicações, ao cruzamento de dados e à detecção de padrões de funcionamento de equipamentos e dispositivos relevantes para o andamento normal das rotinas da empresa.

Reduza custos com impressão

Tenha em mente que a articulação entre pessoas e tecnologia serve como um facilitador para a redução de custos, uma vez que muitos processos podem ser automatizados.

Um bom exemplo é a migração para a nuvem, que pode diminuir sensivelmente os custos operacionais com a hospedagem de serviços, a partir de uma infraestrutura que torna desnecessários quase todos os gastos com impressão.

Melhore a comunicação com o uso de ferramentas e tecnologia

Uma boa alternativa para melhorar a comunicação consiste em implementar um eficaz software de gestão de tarefas. Contar com ferramentas como essa auxilia a integrar informações e controlar o fluxo de trabalho de cada membro da equipe.

Crie metas

Uma boa gestão de TI deve criar metas e selecionar os indicadores que melhor se adequem às especificidades da empresa, avaliando a performance e a implementação dos projetos. Portanto, desenvolva uma cultura de incentivo aos feedbacks no interior da equipe, estabelecendo métricas que retratem fielmente o desempenho do seu time.

Integre as equipes

Agendas compartilhadas, grupos de e-mails e serviços de mensagens, por exemplo, facilitam a integração de todos os colaboradores. Fazer com que a gestão de TI otimize a integração entre os membros das equipes é capaz de resultar em grandes avanços para todos os envolvidos.

Cumpre ressaltar, por fim, que a gestão de TI deve se pautar pela busca de soluções conjuntas e incentivar a atuação inovadora, bem como o trabalho democrático e conjunto.

Gostou do artigo? Então, não perca a oportunidade de continuar se aprimorando: entenda como aumentar a eficiência da TI nas empresas de logística!