Digitalização de documentos no setor público: preciso contratar um prestador de serviços?

Digitalização de documentos no setor público: preciso contratar um prestador de serviços?

Com o objetivo de desburocratizar os processos dentro da gestão pública, a digitalização de documentos é um dos primeiros passos para o seu governo caminhar rumo a uma transformação digital capaz não somente de agilizar atividades, mas também reduzir custos.

Mas, é bom ter em mente que a digitalização é um processo que precisa de atenção, para que seja feito de maneira segura, levando em conta todos os aspectos legais. Mas será que somente esse motivo é decisivo para você e sua empresa optarem por um prestador de serviços? Entenda mais sobre o assunto no artigo que criamos para você!

Digitalização de documentos no setor público

Cada vez mais os processos do dia a dia pedem por fluxos automatizados e, sendo assim, mais ágeis. Com isso, empresas e governo têm buscado digitalizar suas rotinas. O Decreto Federal n° 10.278 de 18 de março de 2020 , dispõe sobre a elaboração e o arquivamento de documentos em meios digitais, regulamentando normas para que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais que os originais em papel.

Ele é apenas mais um exemplo de como a legislação tem avançado a fim de garantir que as mudanças tecnológicas aconteçam de uma maneira mais segura, especialmente após a pandemia. Mas, será que você precisa contratar um prestador de serviços?

Contratando um prestador de serviços

Antes de te responder, é muito importante lembrar que a digitalização vai muito além de apenas transformar arquivos físicos em digitais, existindo procedimentos específicos para que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais, como já mencionamos anteriormente. 

Aproveite e veja como passar o legado das empresas do físico para o ambiente digital!

Qualquer erro pode ser irreversível, como é o caso de destruir equivocadamente documentos físicos que não foram corretamente digitalizados, não possuindo, assim, validade jurídica. 

Desta forma, é fundamental contar com uma empresa que fique responsável pelo gerenciamento de legado, pois desta forma a sua gestão pública:

  • Contará com um sistema para armazenamento de documentos na nuvem, garantindo segurança documental;
  • Poderá acompanhar o descarte de documentos físicos de maneira transparente, seguindo todas as exigências legislativas;
  • Terá todas as necessidades técnicas atendidas, contando com quem é especialista no assunto;
  • Poderá solicitar a extração de dados de documentos, mesmo aqueles com características menos convencionais;
  • E muito mais!

Percebe a necessidade de possuir um parceiro à altura para atender às suas necessidades? Lidar com documentos exige muita expertise e é isso que a Tecnoset oferece! Somos uma empresa líder em digitalização para o setor público, com mais de 30 anos de mercado.

Fale com um de nossos especialistas, sem compromisso, e inicie uma transformação na sua gestão!


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