Sua equipe de TI está preparada para 2022? Faça o teste!

Sua equipe de TI está preparada para 2022? Faça o teste!

O ano de 2021 já está no final e é hora de começar a alinhar as expectativas para o novo ano que se inicia. Assim, é natural se deparar com diversos desafios, especialmente quando o assunto é tecnologia. Nos últimos anos, os saltos tecnológicos foram muitos, por isso fica difícil acompanhar as novas tendências.

Mas estar de olho no que acontece e equalizar isso para o seu time de TI é essencial para evitar gastos excessivos de energia e até investimentos desnecessários. Vamos analisar quais são as possibilidades de soluções que poderão ajudar sua empresa em 2022? Confira o teste que criamos abaixo e descubra se a sua equipe está preparada!

O que não pode faltar

Muitas são as preocupações de um gestor ou uma gestora de TI, por isso é fundamental estar sempre evoluindo positivamente, buscando por soluções mais eficientes para a empresa e para a sua equipe.

Para cada pergunta, apresentaremos uma solução. Então, não esqueça de conferir com atenção.

A cada resposta afirmativa, atribua o valor +1. Vamos lá?

1 – Você e a sua equipe conseguem ter uma comunicação assertiva?

Não adianta ter as melhores soluções do mercado se o principal está sendo deixado de fora. Para evitar ruídos na comunicação, invista em soluções de comunicação corporativas

Uma dica também é aplicar metodologias ágeis na sua gestão, evitando interromper a equipe para saber o que cada um está fazendo. Com um breve alinhamento todos os dias, seus colegas podem pedir ajuda se precisarem resolver alguma atividade pendente e acompanhar a evolução das demandas em um quadro interativo.

Algo que a sua empresa não pode esquecer aqui é uma boa infraestrutura de rede, passível de ser escalável e que seja estável. Mesmo em gestões remotas, algumas pessoas precisam estar presencialmente na empresa, e internet de qualidade é algo que não pode faltar.

2 – A sua equipe de TI possui processos mapeados e automatizados?

Antes de automatizar processos, mapeie. Depois disso, a sua equipe será capaz de resolver os problemas do dia a dia de maneira muito mais otimizada e com mais segurança.

Ao fazer isso, você acelera os processos internos e evita erros comuns do dia a dia, como os erros humanos. Além disso, essa estratégia também humaniza mais as relações e abre espaço para trabalhar mais com estratégias do que com demandas operacionais.

Uma sugestão é trabalhar com uma gestão paperless. Se a sua equipe já trabalha em um cenário digital, leve essa ideia para os outros setores da empresa. Assim, ao precisar acessar informações relevantes de outras equipes, o time de TI não precisará esperar um tempo desnecessário enquanto alguém procura informações em documentos físicos.

3 – A sua empresa possui riscos bem mapeados?

Segurança é um assunto delicado e que precisa estar muito bem mapeado. Essa é uma maneira de prever cenários e tomar decisões assertivas em caso de uma emergência. Isso também ajuda na hora de decisões mais complicadas, uma vez que não vale a pena correr riscos.

Verifique se as soluções contratadas possuem adequação à LGPD e outras legislações, além de verificar se são sistemas, ferramentas e equipamentos criptografados. Na dúvida, pergunte para um especialista e verifique as informações fornecidas.

4 – Você e a sua equipe se preocupam com a experiência do cliente?

Se você acredita que se preocupar com a experiência do cliente é um dever apenas do comercial ou do time de customer service, você se engana! A equipe de TI, em conjunto com as demais áreas, devem pensar sempre em como atender as demandas da empresa de maneira mais eficiente possível.

E venhamos e convenhamos que não existe crescimento corporativo sem um bom relacionamento com os clientes. Por isso, no momento em que você e sua equipe de TI forem definir quais as novas tecnologias que devem entrar na rotina, lembre sempre de verificar se elas irão atender as necessidades também dos clientes.

Uma dica aqui é apostar em uma ferramenta que seja capaz de entregar uma pesquisa de satisfação. Esse tipo de feedback gera insights para o time de marketing, faz com que o cliente se sinta especial e ainda entrega dados relevantes para a empresa. 

5 – A coleta de dados na sua empresa é otimizada?

Falando em dados, eles são considerados o novo petróleo. Ao coletar as informações mais importantes, a empresa consegue prever cenários, ser mais consistente na comunicação e alcançar mais rapidamente os objetivos. 

Se você trabalha em uma empresa do setor público ou privado que lida dia a dia com um público específico, como é o caso de hospitais ou lojas físicas, por exemplo, vale a pena investir em um wi-fi inteligente. Essa é uma solução completa de conectividade, sendo possível obter informações dos usuários, tudo de acordo com a LGPD.

6 – A sua empresa conta com um parceiro para auxiliar na transformação digital?

Deu para perceber até aqui a importância de ter atenção a alguns pontos, correto? Mas não precisa se assustar, pois é possível contar com parceiros especializados para esse tipo de transformação.

Caso ainda não possua, é aconselhável buscar o quanto antes essa ajuda, uma vez que o seu time pode estar se sobrecarregando, especialmente em demandas que não são da sua especialidade. 

Outsourcing de equipamentos, infraestrutura de rede e admissão digital são alguns exemplos de serviços que te ajudam a melhorar não somente a performance do seu setor, mas de todo o negócio.

Resultado

Se você chegou até aqui é porque finalizou o seu teste. Recomendamos, inclusive, que releia com atenção as nossas indicações. Mas vamos para os resultados?

Se você fez de 5 a 6 pontos – Parabéns! A sua equipe está no caminho certo. Alguns ajustes aqui e ali e tudo sairá como planejado.

Se você fez entre 3 e 4 pontos – Você precisa melhorar! A sua gestão precisa rever alguns pontos antes de iniciar o ano. Anote as nossas dicas e siga em frente.

Se você fez igual ou menos de 2 pontos – Hora de mudar urgente! A sua gestão está correndo risco de deixar muitos pontos de fora! Sugerimos que contrate um expert para te ajudar a mapear os riscos e propor melhorias.

A Tecnoset é uma empresa com mais de 30 anos de mercado e está preparada para apoiar os mais diversos setores na busca por soluções ideais para uma transformação digital.

 

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